Esse artigo foi baseado na live #157 do Pedro Sobral em que ele falou sobre Anúncios no Facebook: faça zero a campanha de leads no ar. Eu acompanho as lives todas as terças-feiras às 15 horas, e recomendo a todos que estão trabalhando com gestão de tráfego.
Pré-requisitos para se fazer uma campanha de conversão
1 – Site com o pixel instalado (página de captura + página de obrigado)
2 – Criar os públicos essenciais
– Pessoas que visitaram a página de captura
– Pessoas que visitaram a página de obrigado
– Pessoas que viram algum anúncio seu (vídeo)
– Semelhante às pessoas que visitaram a página de obrigado
3 – Gravar os anúncios
4 – Configurar a mensuração de eventos agregados
5 – Definir a hierarquia de públicos
Hierarquia de públicos que eu uso com meus clientes que não têm página de vendas:
– Enviaram mensagem IG 365D
– 00 – Viu anúncio vídeo 15seg 365D
– 01 – Envolvimento IG 365D
– 02 – Semelhante (BR, 1%) – Enviaram mensagem IG 365D
Sem audiência
– 00 – Caiu na captura + viu anúncio vídeo 15seg 365D
– 01 – Envolvimento FB&IG 365D + visitou site 365D
– 02 – Interesses específicos
– 02 – Interesses meio específicos
– 02 – Lookalike 1% cadastrados
Audiência pequena
– 00 – Caiu na captura + viu anúncio vídeo 15seg 365D
– 00 – Página de vendas + checkout 180D
– 01 – Lista completa
– 01 – Viu vídeo anúncio 15seg 365D
– 02 – Lista completa
– 03 – Viu vídeo conteúdo 50% 60D
– 04 – Envolvimento FB&IG 60D
– 05 – Envolvimento com o lançamento anterior
– 06 – Viu vídeo conteúdo 50% 365D
– 07 – Envolvimento FB&IG 365D
– 08 – Interesses específicos
– 08 – Lookalike 1% cadastrados
– 08 – Lookalike 1% envolvimento IG 7D
Hierarquia de públicos de uma campanha de conversão
Público Essencial
- 00 – Caiu na captura + viu anúncio vídeo 15seg 365D
Público Quente
- 01 – Página de vendas + checkout – 180D
- 02 – Viu meu vídeo de conteúdo 50% 60D
- 03 – Envolvimento FB&IG 14D
Público Morno
- 04 – Envolvimento FB&IG 60D
- 05 – Envolvimento FB&IG 365D
Público Frio
- 06 – Lookalike 1% dos Leads
- 06 – Lookalike 1% envolvimmento IG 30D
Atenção!
Cuidados que você deve tomar na hora de definir a hierarquia:
- Tome cuidado para não deixar seus públicos muito pequenos.
- Não trave nas suas dúvidas, se der errado depois você muda.
- Entenda que você não sabe e nem via fazer a campanha perfeita.
- Tem que testar.
- Não se apegue a mesma hierarquia sempre.
- Quanto maior for o seu gasto/dia, maiores tem que ser os seus públicos.
- Quanto menos você investe, mais simples tem que ser a sua campanha.
- Não exagere no número de grupos de anúncios (4-12)
Se você estiver começando e já tem público quente:
- 00 – Caiu na captura + viu vídeo convite
- 01 – Público quente 1
- 02 – Público quente 2
- 03 – Lookalike 1% de quem cadastrou
- 04 – Lookalike 1% de um público quente
Se você estiver começando e não tem público quente:
- 00 – Caiu na captura + viu vídeo convite
- 01 – Lookalike 1% de quem cadastrou
- 02 – Interesse 1
- 02 – Interesse 2
Como criar uma hierarquia de campanhas e conjuntos de anúncios?
CAMPANHAS (objetivo) -> CONJUNTOS DE ANÚNCIOS (públicos) -> ANÚNCIOS (o que vou anunciar)
Campanha de conversão
- envolveu no IG
- visitou meu site
- lookalike dos cadastrados na landing page
Deixe junto os públicos na mesma campanhas,
Quando a gente divide as campanhas?
- Número de conjuntos de anúncios (4-12)
- Nível de aquecimento (separar as campanhas frio/quente)
- Segmentação e anúncio específico para essas segmentações (idade, estados, signos…)
- Posicionamento (feed, stories e reels)
- Estratégia de lance diferente
Quando a gente separa os conjuntos de anúncios?
- Posicionamentos diferentes com anúncios específicos para cada posicionamento
- Garantir um valor gasto num determinado público
- Análise isolada (quando eu quero analisar o resultado de um úncio público
- Públicos com níveis de aquecimento diferentes
- Anúncio específico para um determinado público
Quando a gente une os conjuntos de anúncios?
- Verba muito pequena
- Segmentação é muito pequena
- Públicos muito parecidos
- Conjuntos de anúncio que não gastam dinheiro (aprendizado limitado)
- Limite de anúncios por página
Recomendações finais:
- Tente não ter mais do que 8 conjuntos de anúncios por campanha, se tiver entre 4-6 está ótimo
- Tome muito cuidado para não ultra-segmentar seus conjuntos de anúncio, seja cuidadoso nas exclusões
- Dividir suas campanhas em: quente e frio, é normalmente uma boa estratégia
- Sempre separe conjuntos de anúncio em feed/stories/reels
- Unir conjuntos, separar campanhas, reorganizar a porra toda é sempre um ótimo teste quando você está com os resultados muito ruins
Exclusões -> evitar sobreposição
A -> (melhores públicos e mais qualificados)
B-A
C-B-A -> (maiores públicos e menos qualificados)
D -> (público frio) entre públicos frios não se faz exclusão
E -> (público frio)
Nomenclaturas:
- Campanha: [OBJETIVO] [NOME] [PÚBLICO QUENTE/FRIO] [FEED] criativo (convite)
- Conjunto de anúncios: nome do público
- Anúncio: AD99 – Criativo (convite)
CURSO LIVRE ONLINE | Acesso gratuito por tempo limitado
Criação de conteúdo para as redes sociais
O que você vai aprender?
São 3 aulas para você explorar a diferença entre voz e tom da marca, bem como as melhores práticas para o desenvolvimento de conteúdo escrito nas redes sociais.
- Aprenda a produzir o primeiro criativo para o Facebook ou o Instagram.
- Entenda a importância de compartilhar conteúdo visual envolvente nas redes sociais.
- Saiba como planejar e criar conteúdo de imagens, vídeos e textos.
Como fazer bons anúncios?
O segredo da gestão de tráfego, são os anúncios online. Você precisa aprender a fazer criativos para depois poder escalar.
Dica 0 – melhores criativos
- Anuncie para o público quem te conhece (se não tiver, faça campanha de alcance)
- Públicos que você já testou
Dica 1 – Fique confortável
- Grave seus anúncios da forma mais confortável para você (pode ser sentado ou em pé)
Dica 2 – Seja natural
- Pratica todo dia no Instagram
- Trabalho + tempo + ambiente
- Grave anúncios conversando com outras pessoas
Dica 3 – Dê um nome para sua câmera
Dica 4 – Erre rápido e conscientemente
- Meça o tempo por anúncio (medir para evoluir)
Dica 5 – Crie um Swipe file de anúncios que você viu e gostou
- entre na biblioteca de anúncios e escolha 3 anúncios por semana e organize
Dica 6 – Seja o maior ladrão de anúncios do velho oeste
- 3 anúncios novos por semana
Dica 7 – Divida o seu anúncios em partes
- Gancho: pergunta
- Corpo: o quê, onde e quando
- CTA
Como criar uma campanha de geração de cadastro?
Vantagem: custo mais barato por cadastro, metrificação.
Desvantagem: ferramenta externa de para conectar o Facebook Lead Ads ao nosso CRM (Integromat, Zapier).
Importante: depois que o lead se cadastra, é importante que ele receba uma mensagem sua instantaneamente.
Como criar um formulário no Facebook
Formulários: Entre na sua página do Facebook, vá em ferramentas de publicação -> biblioteca de formulários -> criar um formulário.
Dê um nome ao formulário, tipo de formulário – > mais volume, apresentação -> usar a imagem do seu anúncio, título -> insira um título curto e escreva uma descrição, perguntas -> email (quanto mais informações você pedir, mais caro vai ficar o lead), política de privacidade -> link da sua página, texto do link -> Visualizar a Política de Privacidade da Impactar, conclusão -> Verifique o seu e-mail para confirmar a sua inscrição, descrição -> Muito obrigado por se inscrever. Não esqueça de ver o e-mail que acabei de te mandar para confirmar a sua inscrição, botão -> Ver site, texto para chamada para ação -> Saiba mais, link -> pode ser o link da página, Telegram, WhatsApp etc, publicar.
Como criar o público
Entre no gerenciado de anúncios e clique em públicos e siga o passo a passo:
Público personalizado -> formulário de cadastro -> eventos -> pessoas que abriram, mas não enviaram o formulário -> seleciona a sua página -> seleciona o formulário de cadastro ou marca todos -> nomeia esse público.
Importante: você também tem que criar o público de quem enviou o formulário de cadastro, e esse público é como se fosse o público da página de obrigado e vai ser usado para fazer a exclusão de públicos.
Como criar o conjunto de anúncios
Você precisa selecionar formulários instantâneos em método de cadastro.
Como criar o anúncio
O processo é o mesmo, a única diferença é que você precisa selecionar o formulário instantâneo que você criou, e quando a pessoa clicar no seu anúncio, vai abrir o formulário para ela se cadastrar.