Uma nova geração de Copywriters, de verdade, está prestes a surgir. Foi com esse discurso, que o Ícaro de Carvalho conseguiu chamar a minha atenção para a Formação em Copywriting.
Formação em Copywriting
Durante uma semana ele apresentou o Desafio TPD, que é uma Formação em Copywriting. Ele define como um método com 12 módulos e mais de 10 professores de renome nacional e internacional que irão ensinar diversas disciplinas ligadas ao copy.
Você já se deu conta das mudanças no mercado digital nos últimos 2 anos e todas as oportunidades que vieram junto com isso? Você, sua família ou amigos, já tinham costume de comprar pela internet?
Talvez você possa até citar alguém que, durante a pandemia, resolveu começar algo na internet e agora trabalha com isso de forma integral. Toda essa mudança de comportamento abriu um mar de oportunidades para quem estiver preparado, e é por isso que eu sempre digo, que o melhor investimento que você pode fazer é em você mesmo.
Por isso o conhecimento será sempre o seu recurso mais importante. A primeira coisa que você precisa definir é a persona, pois é através dessa definição que você vai focar a sua comunicação.
Persona
Quem é? Perpétua, 45 anos, cabeleireira, empreendedora, gosta de cuidar de transformar o visual de suas clientes e se preocupa com a sua família.
O que ele deseja: melhorar os ganhos, status, ficar bonita, ascenção financeira, reconhecimento profissional, usar roupas de grife, jóias caras, celular de última geração, viagens com a família e barzinho com os amigos
O que ele teme: quebrar, ficar velha, perder cliente, não ter dinheiro, ficar incapacitada para o trabalho, doença, não poder dar as coisas que a sua família quer, ficar estagnada, a concorrência copiar o seu serviço, não conseguir encaminhar os filhos profissionalmente
Nichos big four
- Educação
- Emagrecimento e saúde
- Negócios e empreendedorismo
- Desenvolvimento pessoal
Como convencer qualquer pessoa a comprar:
- entenda suas principais dores
- proponha uma transformação
- tenha uma boa proposta e faça uma boa promessa
- faça-a agir agora mesmo!
Tarefa:
Em uma única linha, descreva uma única transformação e uma única promessa.
Exemplos:
- projeto verão: perca 4kg em 4 semanas
- o corpo dos sonhos: emagreça comendo bem
- tempo de qualidade:
- quite suas dívidas e limpe o seu nome
- transforme seguidores em clientes
- crie a sua máquina automática de clientes
Exemplo da bio do Insta do Ícaro de Carvalho: marketing digital por apenas R$79,9/mês.
Em até 5 linhas, cite a grande mudança que o seu serviço melhora a vida dos seu cliente. A partir dessas 5 linhas você cria em uma única linha a sua proposta.
Decidindo o produto
- Eu tenho alguma coisa a oferecer?
- As pessoas paragriam por isso?
- Qual é o grande benefício gerado?
Tarefa:
Gravar IGTV de assuntos que você domine e no final faça um pich de vendas para um curso completo (isso equivale você criar um exército de pequenos vendedores para você).
Produto: Aula de taekondow
- hierarquia – eu quero que seu filho seja mais forte
- confiança – eu quero tornar seu filho mais forte
- durante 7 dias eu vou apresentar o meu método
Escolhendo o preço certo
Mais importante que o preço é a promoção. Sempre deve ter promoção. Tipo: 197 40% por 7 dias.
Essa geração trabalha e consome e talvez vai ter filhos aos 35 anos
- R$97 – hobies, atividades secundárias
- R$997 – profissionais de mercados regulados, dentistas, advogados
Tarefa:
- criar o nome do produto h1/h2
- criar o nome do desafio/masterclass
- escolher o preço e a oferta
Exemplos:
h1 emocional
h2 explicando o que o produto faz
h1 Enriqueça online
h2 Crie seu negócio em 7 dias
h1 Projeto você sem dores
h2 Adote uma postura em 7 dias
É melhor trocar de expert, do que consertar o expert.
Ícaro de Cavalho
Análise de influenciador: regra dos 3 sim
- Faz stories todos os dias?
- Faz postagem no feed e tem de 60 a 80 comentários no post em que ele fala o quanto ele gosta da vida dele.
- +20k seguidores.
Se o expert passar na análise de influenciador, você pode escolher uma das estratégias a seguir:
Estratégias
1 – best comment
Exemplo de best coment:
Assim como você eu valorizo o trabalho duro, e eu gostaria de dizer que você é um exemplo pra mim. É incrível porque a rede social também mudou a minha vida. A rede social é tudo menos uma abstração, rede social é de verdade, e milhões de pessoas sustentam as suas famílias e vivem uma vida através da internet e eu sou uma delas. E pessoas como você foram um exemplo para mim de que é possível chegar até aqui. Muito obrigado em meu nome e da minha família, e se hoje nós vivemos essa sua vida é graças a pessoas como você.
Se o expert te enviar uma mensagem agradecendo, você reponde com a seguinte mensagem:
Quem agradece sou eu. Se hoje a minha família tem uma condição melhor é graças a pessoas como você, que produzem conteúdos no Insta e acreditaram no meu trabalho de gestão de tráfego e copy. Agora me fala uma coisa. Você sabe que ter um perfil com tantos seguidores é a mesma coisa que estar sentado sobre uma pilha de dinheiro né?
Agora que você despertou a atenção do expert, é só aguardar o retorno e emendar a seguinte mensagem:
Pois é, eu sou copywriter e gestor de tráfego e a minha profissão é transformar perfis em negócios, e eu olho pro seu perfil e só penso em uma coisa: dinheiro. Você deve estar faturando muito com esse perfil né?
Se a conversa continuar, você envia a mensagem a seguir:
Cara, eu acho que tem um 100k pra sair ai no seu perfil se você fizer o que tem tem que ser feito direitinho. Podemos conversar?
A estratégia é levar o expert pro WhatsApp e ficar longe da concorrência. IG -> Whats.
2 – o convite para a consultoria
Estratégia 2 a 3% dos seguidores podem pagar de 1 a 2k em produtos se for ofertado. Consultoria gratuita de 15 minutos com o influenciador.
Essa estratégia dá menos escala mas dá dinheiro rápido para investir em tráfego.
3 – a pesca em balde
O expert vai entrar nos grandes grupos do Facebook para conseguir clientes
Vai contar sua estória e oferecer um serviço gratuitamente.
4 – a semana com convidados
Chamar 3 convidados e fazer uma semana de 5 lives.
Estratégia: segunda (aula inicial) terça, quarta e quinta (convidados com 10k acima) na sexta (venda).
5 – a ativação um a um por lista de e-mail
Fazer alguns disparos da consultoria gratuita para resolver um problema epecífico.
6 – anúncio direto pro WhatsApp
Criar um anúcio do expert.
Exemplo:
Fala meu amigo tudo bem? Se você está vendo esse anúncio é sinal de que você se interessa pelo meu conteúdo, e eu vou te dar um presente, uma consultoria grátis de 15 minutos no Whatsapp para te ajudar a _ eu quero fazer isso de graça por 15 minutos eu posso mudar a sua vida, arrasta pra cima e vem falar comigo pelo whatsapp.
Tarefa:
Escreva uma carta de vendas de um produto ou serviço, Se você é dono de um negócio, use, obviamente, o seu próprio negócio. Se você quer ser um copywriter profissional e prestar serviços para outros produtores, eu vou te dar duas opções:
- Escreva uma carta de vendas de um produto de emagrecimento para a persona.
- Escrever uma carta de vendas de um infoproduto de educação financeira para a persona.
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Criação de conteúdo para as redes sociais
O que você vai aprender?
São 3 aulas para você explorar a diferença entre voz e tom da marca, bem como as melhores práticas para o desenvolvimento de conteúdo escrito nas redes sociais.
- Aprenda a produzir o primeiro criativo para o Facebook ou o Instagram.
- Entenda a importância de compartilhar conteúdo visual envolvente nas redes sociais.
- Saiba como planejar e criar conteúdo de imagens, vídeos e textos.
Diferença entre copy boa e copy ruim
Uma boa copy se caracteriza por:
- focar numa única dor e realizar uma única promessa (falar menos é sempre melhor)
- de forma rápida e direta (o melhor anúncio para se vender uma casa é: vende-se esta casa)
- estabeleça relação de causa e efeito (siga este método e alcance o seu objetivo)
Elimine o discurso passivo:
“O novo método que nós desenvolvemos…”. = “Nós desenvolvemos um novo método”.
“Você irá perder até quatro quilos por semana”. = “Perca até quatro quilos por semana”.
“Você poderá quitar as suas dívidas e também começará a investir com inteligência”. = “Quite as suas dívidas e comece a investir com inteligência”.
Muito cuidado com as emoções negativas. O seu foco deve estar nas emoções positivas:
Resolva as suas dívidas e pare de sofrer com o cheque especial. = Paque as suas dívidas, conquiste a sua liberdade financeira e viva a vida que você sempre sonhou.
Pare de sofrer com os problemas do peso. = conquiste o corpo que você sempre quis, de maneira saudável e sem dietas malucas.
Eu te ajudo a deixar de pagar tantos impostos. = Inteligência tributária: menos impostos significam mais investimentos na sua empresa.
Exemplo de copy ruim:
Pare de sofrer com a ansiedade e com as noites ruins de sono.
Exempo de boa copy:
Elimine a ansiedade e restabeleça o seu equilíbrio emocional.
Pessoas anciosas (3 principais dores), você escolhe os temas das suas masterclass baseada nas 3 principais dores da persona:
Sono: resolva de vez a anisiedade e durma melhor = Masterclass – Ansiedade e os problemas do sono.
Cansasso: como lidar com a falta de energia, quando se dorme mal = Masterclass – Ansiedade e o cansasso e falta de energia.
Desmotivação: como se motivar sendo ansioso = Masterclass – Ansiedade e problema da desmotivação.
A primeira coisas que você deve fazer para o seu cliente é criar um nome e um método para o produto dele.
As pessoas adoram métodos, fórmulas, sistemas, planos, mapas…
Você precisa ter um método diferente dos seus concorrentes, e o método tem que ter um nome. Sem um método o seu conteúdo fica solto.
Modo imperativo: começa com o “como”.
IGTV e YOutube são escravos que batem o martelo 24×7 por você.
Todo método tem: pilares, verticais, verdades, princípios, passos.
- Método: Começando a minha revolução
- É dividido em 5 etapas:
- Trabalho, estudo, investimento, família e habilidades.
- Qualquer pessoa que desenvolver essas 5 etapas consegue ter uma vida em abundância.
Bordões do Ícaro de Carvalho:
- Não existe hack
- Catupiri é light
- Me dê 10 anos
- Minha pátria é milha família
- Não existe concorrência
- Faça custar caro
- Essa é a nossa revolução
- O que enriquece é o trabalho
A importância da proposta única de vendas
USP: você deve ter ou oferecer algo diferente do que os concorrentes fazem ou tem.
Exemplos:
- assinaturas
- aulas ao vivo
- chat/comunidade
- mercado de trabalho
Você tem que se posicionar por custo ou diferenciação.
- mais barato
- atender melhor
- suporte melhor
- entregar (+) pagar (-)
- conteúdo completo
Abordagem com o expert após revisar os textos dele:
Exemplo:
Olha fulano, eu dei uma olhada nos seus posts e vi que você usa muita linguagem passiva né? A gente pode refazer, olha aqui a sugestão que eu te dou.Aproveita e pergunta qual é a USP dele.
Eu sou um copywriter o meu trabalho é criar produto, gerar desejo. Eu vi que você tem um produto e que falta um método, e eu posso mostrar pra você porque você precisa de um método. Você deve ter um método porque torna o processo de vendas mais fácil, faz o cliente pensar em você e lembrar do seu produto e transformação que ele causa. Meu amigo, você tem um excelente produto e audiência. Eu posso transformar o seu produto em um método?
Encontre a sua pure winning (vantagem competitiva)
É a ideia de que em uma área você vai fazer melhor do que os outros.
Tratamento INTEGRAL (integral é tudo, é mente, corpo, hormônios, dieta e emocional)
Proposta única de valor: Você deve ter ou oferecer algo que os seus concorrêntes não têm.
As vinte lições mais valiosas que o Ícaro de Carvalho aprendeu após uma década como Copywriter profissional:
- Não tenha medo de trabalhar de graça.
- Você não precisa queimar os barcos rápido demais.
- O cancelamento começará em casa.
- As pessoas não entenderão o tamanho dos seus objetivos.
- Tenha sempre um contrato.
- Faça entregas semanais.
- Responda apenas uma pessoa por contrato.
- O seu cliente também possui responsabilidades.
- Demita seus clientes ruins.
- Ao finalizar um trabalho, oficialize a entrega.
- O seu atual clientes é o seu melhor futuro clientes.
- O Copywriter esforçado sempre superará o talentoso negligente.
- Nada nesse mundo (nenhum investimento) enriquecerá você mais que o trabalho.
- Contrate pessoas melhores que você.
- Viva abaixo das suas posses.
- Reinvista no seu negócio: equipamentos, equipe e no seu próprio estudo.
- Puna a sua concorrência.
- Transforme o seu melhor cliente no seu sócio.
- Todos são potenciais clientes.
- O segredo está em gostar de falar com gente.