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Como descobrir o cliente perfeito?

Descobrindo o cliente perfeito

Ter a ideia clara e real de quem é o seu cliente potencial é o primeiro passo dessa jornada. As personas são criadas com base em pessoas reais e por isso devem ser criadas obedecendo uma série de critérios que iremos abordar nesse artigo.

Persona

Persona ou Buyer Personas são as representações fictícias do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características.

Diferenças entre Público-alvo e Persona

  • Público-alvo: Características e comum. Representação bastante ampla.
  • Persona: Caracteriza compradores reais. Complemento do público-alvo e utiliza informações pessoais.

Exemplo de Persona

  • Guilherme Dias, 35 anos, classe média, brasileiro, mora em Betim – MG, formado em Marketing, tem uma agência de marketing digital, mas tem vontade de empreender na área de educação.
  • Por isso segue todos os educadores bem sucedidos do Brasil como forma de inspiração.
  • Está acostumado a comprar produtos físicos e ir e cursos presenciais, mas ainda não fez nenhum curso online.
  • É 100% focado nos negócios, e não sabe conciliar bem o trabalho com a família, a ponto de abrir mão de alguns encontros familiares.

Ponto de atenção!

De público-alvo você não tira copy, de persona além de copy você consegue criar o produto, por isso, quanto mais específico melhor.

Como criar a persona que converte?

A Persona está em constante evolução e por isso precisamos refinar nossa Persona de seis em seis meses.

Escolha um produto em que a Persona seja você, isso vai facilitar você construir a sua Persona.

Quer aumentar as vendas?

Processo de construção da Persona

Pra criar Persona você vai precisa de: Nome, idade e local onde era mora. Exemplo: Marcos Paulo, 45 anos, mora em Betim – MG.

Quais são os valores?

Você precisa listar quais os valores da Persona. Exemplo: Ele sabe a importância de se aproveitar cada momento em família, e precisa saber como eternizá-lo em sua memória.

O que ele faz no seu dia-a-dia?

Trabalha muito e por isso não tem muito tempo para a família. Adora postar nas redes sociais.

Quais são as suas metas?

Ter mais tempo de qualidade com sua família.

O que ele consome no dia-a-dia?

Adora participar de encontros com profissionais da sua área e participa ativamente de grupos de discussões sobre sua carreira.

Quais marcar ele costuma usar?

Gosta de comprar produtos de marcas de tecnologia intermediárias, e não tem o costume de trocar seus gadgets com muita frequência. Não usa roupas de marca, nem compra produtos muito caros.

Qual o seu maior sonho?

Ter mais tempo pra se dedicar a família e também se tornar uma referência em seu mercado.

Quais são suas dores?

Não conseguir conciliar o trabalho com a família, seja porque está sempre ocupado com a gestão do seu negócio, ou porque está estudando algum tema novo relacionado com o seu trabalho.

Como meu negócio pode impactar de forma positiva essa persona?

O meu curso ensina ele como criar uma gestão de tempo mais focada, mesmo que ele não entenda nada de gestão.

Conclusão

Após preencher as informações relacionadas a Persona, você terá à sua disposição um Quadro de Referência, com todas as principais informações referentes a Persona.

Algumas descobertas da Persona vão fortalecer o produto e podem ser usadas para a criação de conteúdos adicionais e/ou novos produtos.

Depois que você identificou sua persona, é hora de extraí-la de dentro do Facebook, para usá-la em seus anúncios. Boa sorte!

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About Author

Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

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