Uma dúvida muito comum em quem inicia na carreira de gestor de tráfego é quanto cobrar e como conseguir os seus primeiros clientes. Durante uma live que assisti, a Bárbara Bruna deu dicas valiosas para quem está começando no mercado de gestores de tráfego. Resumi o que eu achei de melhor, para compartilhar aqui com vocês, para que você saia melhor do que entrou aqui, depois de ler esse conteúdo.
Por onde começar
- Se veja como empresa desde o day#1;
- Respeite seu próprio trabalho;
- Postura profissional <> aparentar ser maior do que você realmente é;
- Se preocupe com a sua imagem – a primeira impressão é a que fica;
- Isso não é uma aventura nem um bico – foque em uma carreira de longo prazo, não em uma forma de ganhar dinheiro rápido.
Defina seus valores
- Ajudar outras empresas a crescerem – fique feliz com os resultados dos seus clientes;
- Conduzir seu cliente: momento certo ou não <> lei da atração – o melhor cliente é aquele que não depende de você;
- Confie no que você vende – não trabalhe com cliente que precisa das coisas da noite pro dia, ou que acham que são seu dono;
- Você se torna mestre naquilo que faz todos os dias – a sua mentalidade muda quando você percebe que tem que dar o primeiro passo em um ambiente controlado.
Reunião de prospecção
- Durante a reunião de prospecção é uma ótima oportunidade para fazer um alinhamento de possibilidades, para isso peça para ele te contar a história da empresa – a dica é ouvir de forma estratégica;
- Procurar pontos de rapport (pesquisa prévia) – entre no Instagram e veja o feed, procure também a biblioteca de anúncios, Linkedin e Facebook;
- Gerar empatia – é na história e o que você vê nas redes sociais é que cria conexão entre você e o cliente, a conexão pode ser preparada;
- Analogias e comparações – coloque o cliente na mesma página que você, explique ele o que você faz por meio de analogias e comparações.
Técnicas
- Evitar lembretes sobre a reunião – peça para alguém agendar a reunião para você, um dia antes da reunião enviar uma mensagem confirmando, enviar o link do Google Meet meia hora antes;
- Explicar que você está ali para avaliar se é o momento certo ou não do cliente – não é momento de vender, e veja em que você pode ajudá-lo.
Micro-comprometimentos
- Alguma dúvida até aqui? durante a explicação, pedir para o cliente confirmar se está entendendo a sua explicação;
- Faz sentido pra você? busque a aprovação e o consentimento durante a explicação, combinar um dia para reunirmos e alinharmos o serviço da semana;
- Esse valor está dentro do que você pode investir? tráfego não é poupança, não tem como garantir o resultado, mas eu me comprometo com esse trabalho;
- É o seu momento? não deixar nada em aberto, você tem que ser pró-ativo e definir os próximos passos;
- Vou te enviar por e-mail e podemos nos falar de novo dia x?
Alinhamento das expectativas
- Cliente que quer tudo pra ontem: ele não está cumprindo com a parte dele;
- Cliente que quer garantia: tráfego não é poupança. Mas você pode escolher se quer um risco alto ou baixo – garanta que você vai entregar o seu melhor trabalho e dedicação;
- Cliente que quer garantia: não dou garantia de resultados, mas garantia de que vou trabalhar para te trazer mais resultados possíveis – o cliente tem que entender que você está ali para agregar;
- Bala de prata – momento de bater o martelo e fechar o contrato.
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Criação de conteúdo para as redes sociais
O que você vai aprender?
São 3 aulas para você explorar a diferença entre voz e tom da marca, bem como as melhores práticas para o desenvolvimento de conteúdo escrito nas redes sociais.
- Aprenda a produzir o primeiro criativo para o Facebook ou o Instagram.
- Entenda a importância de compartilhar conteúdo visual envolvente nas redes sociais.
- Saiba como planejar e criar conteúdo de imagens, vídeos e textos.
Melhores nichos
- Obrigatório: empresa/produto consolidado – fuja de produtos que não foram validados no mercado (você vai estar lidando com variáveis incontroláveis);
- Opcional: empresas que tem site – você tem mais controle sobre as métricas e consegue mensurar os resultados;
- Devo nichar? pega o vier e só se preocupa em nichar quando já estiver mais confortável em trabalhar com um nicho específico
Atendimento
- Follow up semanal;
- Planilha atualizada diariamente – através de planilhas no Google Drive;
- Grupo no WhatsApp – Crie um grupo no whatsapp para formalizar os entregáveis do projeto;
- Criativos – faça alguns criativos para o cliente e traga para você a responsabilidade pela produção dos criativos, faça o script e peça para ele gravar os vídeos.
Quanto cobrar?
- Iniciantes (negócios locais – serviços até 5.000): 700 reais/mês – nunca trabalhe de graça, pode fazer um desconto no início para começar;
- Intermediário: 1.000 reais/mês – renegocie formas de pagamento e não renegocie valores;
- Cliente de infoproduto: 10% do valor de investimento do negócio dele, mais um percentual de sucesso de 3%.
Estratégias:
- Anúncios para aniversariantes do mês;
- Anunciar os produtos por segmentação de idade e localização.
Conclusão
- Autoridade é explicar com clareza o problema da pessoa melhor que ela mesma colocaria em palavras;
- Cliente chato custa caro;
- Trabalhar com pressão é difícil e faz você errar em coisas bobas;
- É normal do ser humano fazer as coisas para economizar energia;
- Doutrine o seu cliente para ele não ficar te enchendo o saco;
- O que importa no criativo é a oferta e não o design.