fbpx

Como se comunicar com sua persona

Uma dúvida comum quando se está iniciando no marketing digital é saber como se comunicar com a sua Persona sem fazer promessas vazias. Para tentar responder a essa pergunta eu vou usar o exemplo que vi na live “Reset Digital” do Leandro Aguiari, em que ele faz um paralelo entre o filme Avatar e a forma como nos comunicamos com nossa persona.

Um dos ensinamentos mais importantes é que você precisa desenvolver a habilidade de conectar pessoas a produtos. Sem essa habilidade, será muito difícil engajar a sua audiência com a marca e o que mais ela tiver para oferecer.

Tríade do Avatar (persona)

  1. Desejo e problema
  2. Nível de consciência
  3. Conexão emocional

1. Desejo e problema

  • Falar sobre os temas e assuntos que vão gerar identificação;
  • Usar aterrizagem – colocar todo munda na mesma página;
  • Ter uma ideia central na comunicação que aponta para desejo e problema.
Quer aumentar as vendas?

2. Nível de consciência

Qual fase a sua persona está?

  • Consciente do problema;
  • Consciente da solução;
  • Consciente do produto – essa solução vai sendo aprimorada.

Como descobrir?

Através de pesquisa com a sua persona, você consegue levantar resposta para as seguintes perguntas:

  • Qual o seu objetivo/desejo?
  • Qual o seu desafio/problema?
  • Como você se sente em relação a isso?
  • Como você acredita que eu posso te ajudar?
CURSO LIVRE ONLINE | Acesso gratuito por tempo limitado

Criação de conteúdo para as redes sociais

O que você vai aprender?

São 3 aulas para você explorar a diferença entre voz e tom da marca, bem como as melhores práticas para o desenvolvimento de conteúdo escrito nas redes sociais.

  1. Aprenda a produzir o primeiro criativo para o Facebook ou o Instagram.
  2. Entenda a importância de compartilhar conteúdo visual envolvente nas redes sociais.
  3. Saiba como planejar e criar conteúdo de imagens, vídeos e textos.

3. Conexão emocional

você pode ter começado igual aos humanos do filme Avatar, mas quando você se conecta em um nível emocional, a motivação passa a ser outra.

Pilares da conexão emocional

  1. Personalidade – quem você é, ou quem você quer ser?
  2. Empatia – eu sei o que você está passando.
  3. Autoridade – eu sei o que estou falando.

Conclusão

  • Você precisa desenvolver a habilidade de conectar pessoas a produtos.
  • Sua comunicação tem que apontar para desejo e problema.
  • Identificar através de pesquisa o nível de consciência da sua persona.
  • Se conectar em um nível emocional, utilizando a personalidade, empatia e autoridade.

GUIA DE ESTUDO GRÁTIS!

Neste guia de estudo, compartilhamos informações sobre o Exame de Certificação Internacional de Marketing Digital.

About Author

Marcos

Empreendedor e fundador da Impactar. Tem mais de 10 anos de experiência profissional e acadêmica. É formado em marketing com especialização em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. Acredita fortemente no poder de mobilidade social do marketing digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *