Todo gestor de tráfego sabe que tão importante quanto saber identificar quem é o seu cliente potencial, saber quais são as principais métricas do Tráfego Direto ou Tráfego Perpétuo.
As principais métricas do tráfego perpétuo ou tráfego direto
- CPA – Custo por Aquisição
- Finalização de compra IC (início de checkout)
- Custo por finalização compra
- CTR – Taxa de retorno (proporção em porcentagem da quantidade de visualizações x quantidade de cliques)
- CPC – Custo por clique
- Frequência (quantas vezes os seu anúncio apareceu para o seu usuário) quando for maior, quer dizer que o seu investimento é maior que o público pode aceitar
Dashboard Customizado
Um bom gestor de tráfego tem que ter um Dashboard customizado com as principais métricas para o tipo de campanha que ele está trabalhando.
Por isso aprenda a personalizar o seu Dashboard e salvar as configurações mais adequadas para o tipo de campanha que você está trabalhando.
CTR baixo, o que fazer?
Os problemas mais comuns que deixam o seu CTR baixo estão relacionados com as seguintes variáveis:
- Público: interesse, personalizado, semelhante e aberto.
- Criativo: texto, título, imagem ou vídeo.
Como diminuir o CPA?
Antes de tudo, você precisa entender que o tráfego é uma engrenagem o que liga todos os pontos soltos. Em segundo lugar, você precisa saber qual é o seu CPA ideal, para saber se está tendo lucro ou prejuízo.
Produtos de ticket mais baixo (R$7,00 a R$67,00), tendem a ter um CPA relativamente mais alto. Você precisa saber qual é o comportamento dos seus conjuntos.
Saber identificar os padrões da sua campanhas é mais fácil para tomar decisões. E assim encontrar o posicionamento perfeito, gênero e idade é importante para maximizar as conversões.
O dilema do ROI
Algumas pessoas ficam preocupadas só com o ROI, e esquecem de monitorar o CPA. Quanto mais você escala, mais você pode diminuir o seu ROI, pois o mais importante é quanto você leva pra casa. Somente com um método de otimização você consegue atingir as suas metas.
CPA estourado mas as outras métricas estão boas, o que fazer?
Quando o CPA está estourado, porém as métricas estão boas. Então o que devo fazer? A regra é clara: não converteu, tem que pausar. Você precisa saber aprender com o anúncio que deu errado.
Click bait: chama clique, mas não converte (pode ser que a promessa é enganosa) pode ser por causa da página de vendas. No tráfego perpétuo, você precisa aprimorar os anúncios e tirar lições de tudo que deu errado.
Conclusão
- Um bom gestor de tráfego tem que saber configurar o seu Dashboard com as principais métricas ao seu alcance.
- Saber o que significa cadas métrica, e qual a influência dela no seu tráfego.
- As variáveis importantes no CTR (público e criativo).
- Planilha de acompanhamento.
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