A carreira de marketing é uma das que mais gera fonte de aprendizado para os que querem crescer dentro dessa profissão. O marketing evoluiu e hoje tem muito mais P’s, muito mais números. Números esses que trazem estatísticas para a tomada de decisão dos gestores.

A evolução do marketing digital

Você se lembra que antigamente as marcas recorriam somente a revistas, TV e rádio para anunciar o seu produto e/ou serviço. O foco era no produto e não na transformação, e nós cansamos de ver esse tipo de comercial, que tentava enviar goela abaixo os atributos do produto.

Naquela época era quase impossível saber as métricas da campanha. Por exemplo: não tinha como saber o número de pessoas que viram o comercial e saíram de suas casas e compraram o produto anunciado. Hoje tudo é diferente com a internet, tudo pode ser medido.

O novo marketing

Na internet você consegue saber de onde as pessoas vieram e qual foi o comportamento delas depois de clicar no seu anúncio. Você tem todas as informações do funil de vendas e principalmente, consegue medir o retorno do investimento feito na publicidade.

Todas essas novas informações que a internet nos trouxe, abriu uma enorme janela de possibilidades que nos permitem analisar com mais exatidão o público-alvo, pois é possível saber o que está dando mais resultado e o que pode ser melhorado.

O novo profissional de marketing

A adição do digital no marketing, abriu uma enorme possibilidade de atuações para essa carreira que hoje em dia é uma das maiores responsáveis pela mobilidade social, no nosso mercado de trabalho. Não é difícil encontrar pessoas de outra áreas, migrando para o marketing todos os dias.

A carreira de marketing digital oferece imensas possibilidades, e uma que oferece mais aprendizados. O profissional tem que ser o fast learning, ou seja, tem que aprender rápido. Porque as possibilidades e métodos evoluem a todo momento.

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Marketing + digital

Por isso é bem comum, os conhecimentos obtidos hoje, não valerem nada daqui a dois, ou três anos. É a profissão que se reinventa todo dia e que também atrai novos adeptos, porque trás autonomia de colocar em prática os seus conhecimentos e assim conectar a marca com os seus nicho.

O marketing digital é bastante democrático, pois te permite criar conteúdo por conta própria, para a sua própria audiência e rentabilizar todo o seu conhecimento. Isso pode ser feito sem intermediários, seja por meio de afiliação, coo-produção ou como produtor digital.

A sopa de letrinhas do marketing digital

Em marketing digital você vai se deparar com várias siglas e termos em inglês, como lead, checkout, ROI, são comuns e que com o tempo você vai aprender, por isso não se assuste. É comum a gente se afastar de assuntos que usam esses termos, mas com o tempo você se acostuma.

Quando você aprender a usar os temos e ficar especialista no assunto, você vai ajudar outras pessoas a também entenderem e é por isso, que o profissional de marketing digital está sempre em constante aprendizado.

O perfil do profissional de marketing digital

Comportamentos autodidata, de fazer pesquisa, e habilidade com os números, são bastante valorizados e são características que tem feito profissionais de marketing serem bem remunerados no mercado de trabalho. Você vai encontrar salários, que vão de 2 a 20 mil reais.

Isso só acontece, porque o profissional de marketing também tem um comportamento intra-empreendedor, ele tem o sentimento de dono em tudo o que faz. E se você se identificou com essa profissão, vai encontrar muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Carreira no marketing digital

Você pode trabalhar com copy, criando textos que conectam a marca com o cliente. Você vai poder atuar também com performance, criando e configurando anúncios, conectando as marcas com os seus clientes.

Portanto se você é uma pessoa curiosa, tem um perfil inquieto e está disposta a aprender sempre, o marketing digital é para você! Essa pode ser a sua carreira dos sonhos.

Se você estava em dúvida em relação a essa carreira, que foi feita para o futuro. Espero ter ajudado.

12 respostas

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