As estratégias para funil de vendas são planejadas com o objetivo direcionar o lead por meio das etapas do processo de vendas, a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução ofertada até o seu fechamento.
Tenha um produto front-end
Também conhecido como “produto de entrada” é uma isca que atrai os clientes para o seu Funil de Vendas.
Ele deve ser de preferência barato, por isso escolha um que você possa diminuir sua margem, mas que vai ser um produto de atração.
O produto de entrada dever ter um alto valor percebido para o cliente.
Anuncie
Escolha um único produto front-end para anunciar para todo o seu público-alvo, utilizando o tráfego direto.
Coloque um foto do produto com preço original e o desconto (não se esqueça de colocar a escassez de tempo ou quantidade).
Não precisa ser nada muito elaborado, basta ter a foto atraente do produto e que chame a atenção do consumidor, assim como o desconto.
Faça upsell sempre
O anúncio deve encaminhar os leads para o WhatsApp, pois o segredo do produto front-end está no upsell, pois é a partir dele que a empresa terá lucro.
Para fazer upsell, é importante que você tenha uma esteira de produtos em seu Funil de Vendas.
Além de oferecer o upsell, o vendedor deve trabalhar a régua de relacionamento com o novo cliente para que ele compre recorrentemente.
Script
O foco do script deve ser totalmente no cliente. Ele deve ser formado em steps (fases) que o vendedor deve seguir durante a conversa.
Na venda por WhatsApp, pode-se escrever um script e enviá-lo. Uma dica é criar um grupo com os vendedores onde só você pode enviar mensagens para deixar os scripts que serão enviados.
Etapas do script
- levantar o problema ou o desejo do cliente por meio de perguntas situacionais.
- é sobre a solução, que deve ser muito mais sobre emoção do que explicação.
- a etapa final é a oferta, que só deve ser inciada quando o consumidor estiver convencido de que ele precisa mudar a situação que se encontra.
Todo script é dinâmico
Sendo necessário atualizá-lo, de acordo com a descoberta de melhores abordagens pelos vendedores.
Antes de implementar é preciso testar com um grupo pequeno de clientes, analisando os resultados e fazendo as modificações se necessário (otimização) e, só então, escale.
É preciso ter repertório, por isso além do script, tenha textos para matar objeções e os gatilhos mentais como prova social, cases etc.
Monitore as métricas
Esta é uma etapa importantíssima para se ter sucesso na estratégia de desconto e que muitas empresas negligenciam.
Saiba o quanto a empresa fatura sem (faturamento do produto no preço cheio) e como desconto (faturamento do produto de entrada mais o faturamento do upsell).
Se o faturamento com desconto for maior que sem desconto, escale. Caso seja menor, identifique os pontos de melhoria e teste novamento.
Portanto, tenha um Funil de Vendas extraordinário e se prepare para o momento da venda de forma a não desperdiçar nenhum lead do seu funil.
Check-list da oferta irresistível usando Funil de Vendas
- Tenha algo que chame a atenção do cliente
- Gere conexão
- Fale sobre a dor dele
- Apresente os elementos de autoridade
- Mate todas as objeções
- Apresente provas sociais
- Dê benefícios
- Ofereça garantias
- Encaminhe para o fechamento da venda
- Oportunidade (preço exclusivo) com escassez
- CTA (chamada para ação)
Conclusão
- O produto front-end é uma isca que atrai os clientes para o seu Funil de Vendas.
- Anuncie um único produto para todo o seu público pagador.
- Faça upsell, sempre, por isso é importante que você tenha uma esteira de produtos.
- Tenha um script pronto para facilitar o atendimento via telefone e WhatsApp.
- Se necessário atualize o seu script de tempos em tempos.
- Não desperdice nenhum lead captado no seu funil de vendas.
- Tenha um check-list em mãos.