Você já deve ter se perguntado como é possível levar as pessoas até sua oferta. Pense comigo, o mundo é recheado de boas propostas e oportunidades, e você com medo de fazer a sua oferta, ou pior, não sabe como levar as pessoas até ela.
É um artifício de marketing usar o “inimigo comum”. Serve para levar o seu lead do medo até o início da sua oferta. Trata-se de uma ferramenta fundamental na construção da oferta, e pode ser usada sempre que desejar na sua comunicação.
O inimigo comum
O inimigo comum é um artifício de marketing para tirar a culpa das costas do seu lead, por isso tem que lidar com algo comum da vida das pessoas. O inimigo comum não pode ser uma pessoa e sim uma indústria, um sistema ou uma parte do mercado.
O inimigo comum serve para:
- Estabelecer um problema.
- Estabelecer uma grande ameaça.
- Expor uma grande promessa.
- Tirar a culpa do lead e levá-lo até uma oferta de compra (push).
Todo negócio possui um inimigo comum, o importante é que o inimigo mexa com algo que exista dentro de você.
5 medos:
- Fracasso.
- Ruína.
- Não ser.
- Não ter tudo o que sempre sonhou.
- Ser esquecido.
5 ganancias:
- Independência financeira.
- Independência geográfica.
- Renda complementar.
- Status.
- Desejo.
O aliado comum
Da mesma forma que existe inimigo comum, existe também aliado comum. O aliado comum são pessoas que propagam o seu produto, por exemplo: pessoas que postam fotos no Instagram dando ênfase a transformação que o seu produto proporcionou a elas. Eu posso te ajudar a levar as pessoas até a sua oferta, através da gestão do tráfego pago.
Conclusão
Existem alguns inimigos dessa estratégia:
- Não lidar com algo comum na vida das pessoas na hora de definir o inimigo comum.
- Não identificar um inimigo que mexa com algo que exista dentro do seu público.