Muitas pessoas têm insegurança na hora de cobrar pelos seus serviços. As pessoas têm medo de tomar um não, quando na verdade elas deveriam se acostumar com isso, porque a maior parte das vezes é o não que você vai receber.
Muitas pessoas querem saber qual é o cálculo que tem que fazer, na hora definir o preço que vai cobrar pelo serviço?
Algumas pessoas vão falar que você precisa saber calcular a sua margem, que para isso você precisa saber:
- Qual é o seu custo?
- Quanto de lucro você quer ganhar? (pode ser em percentual ou em reais).
- Depois disso, você soma o valor do seu custo com o quanto você quer ganhar e divide pelo número de horas que vai trabalhar no mês. E assim você define a sua hora de trabalho.
- Para definir quanto cobrar pelos serviços, você estipula quanto tempo demora para executar a tarefa e multiplica pela sua hora de trabalho.
Como cobrar por seus serviços?
Primeiramente, eu não recomendo você fazer isso, porque dá muito trabalho fazer isso e segundo que a maior parte do tempo, que você estipular para se dedicar ao serviço vai ser gasto com outras coisas, tipo: estudar, pesquisar, relaxar e por aí vai.
O que eu recomendo é você que está começando agora, é cobrar o menor valor possível porque o mais importante é você começar. O menor valor é aquele que você fica feliz em receber por prestar o serviço. Esse valor varia de cliente para cliente, e pelo grau de complexidade do serviço que você vai prestar.
O mais importante de tudo é você saber que não existe tabela. O valor que você cobra depende de outros fatores como: quanto tempo de mercado você tem, qual é o seu nível de habilidade, quantos clientes, qual é a dificuldade? Algumas pessoas vão achar caro e outras não. Tente encontrar o seu ponto de equilíbrio.
Quanto cobrar por seus serviços?
Com o tempo você ganha confiança e vai começar a aumentar o preço gradualmente até que alguns clientes param de contratar os seus serviços e você consiga ganhar mais, trabalhando para um número menor de clientes.
Quando você percebe que está dando certo, você muda o perfil dos seus clientes e começa a ter um negócio mais rentável. O mais importante é você focar no resultado que o seu serviço vai causar no negócio do seu cliente.
O cliente tem que achar que só um idiota não contrataria o seu serviço, pois o resultado a longo prazo justifica o investimento. Um negócio bem posicionado no Google Meu Negócio ao longo de 10 anos, pode gerar muita receita para o negócio.
Conclusão:
Existem alguns inimigos dessa estratégia:
- Medo de tomar um não.
- Achar que precisa saber calcular a margem de lucro, para definir o preço.
- Não estar disposto no início a cobrar o menor valor possível, para ganhar experiência.
- Não focar no resultado que o seu serviço vai causar no negócio do seu cliente.