Algumas vezes me perguntei como é possível criar uma audiência através do funil de vendas. Pra começar a criar um conteúdo, pense no que você pode falar, ou sobre o qual assunto que você ou o seu expert vai abordar, e imprima a sua verdade nisso.
A sua história é única e ninguém pode tirá-la de você, pois só você construiu. Combinar diferentes habilidades que você tem, pode ser o seu diferencial, e assim você vai conseguir criar mais empatia e se posicionar perante o seu nicho.
Como construir audiência utilizando o funil de vendas?
Para criar uma audiência utilizando o funil de vendas, você precisa criar uma jornada que faça sentido na transformação que o seu público deseja alcançar.
A importância do meio do funil de vendas
O conteúdo de topo de funil tem como objetivo atrair a maior quantidade possível de pessoas interessadas em determinado assunto. O conteúdo de meio de funil é mais longo e mais elaborado, gerando valor e preparando o lead para uma oferta.
Boca de funil
É constituído pelo público frio, o objetivo aqui é chamar a atenção para algum assunto, através de conteúdos gratuitos, curtos com clickbaits.
Meio de funil
Aqui o conteúdo é direcionado para o público quente e deve ser longo para fidelizar a audiência. Ele serve também para mostrar que você sabe da solução do problema.
Fundo de funil
Nessa etapa de venda, o público quente já está se relacionando com sua marca e conhece bem o que você tem a oferecer. Aqui você entrega a solução de forma completa.
Onde não existe concorrência?
Uma boa dica é começar oferecendo o seu trabalho para os seus amigos, criando o seu próprio nicho, ao invés de concorrer no mercado com os top players. Aproprie-se das suas qualidades e características que são únicas. Nos final das contas, você é únicio e assim o seu próprio nicho não vai existir concorrência.
Conteúdo de qualidade
O conteúdo de qualidade é aquele que ajuda as pessoas a progredirem gerando uma transformação. Ele tem que ser interessante e que faça as pessoas a compartilhá-lo. Quanto mais longo for o conteúdo, menor é a concorrência, e maior é a barreira de entrada. É muito difícil ter consistência, quando nos propomos a criar conteúdo longo.
Pense que as pessoas vão consumir o seu conteúdo em diferentes formatos, seja áudio, vídeo, textos e infográficos.
Produção de conteúdo
Para muitos playes do mercado, a etapa de produção de conteúdo é onde se gasta mais tempo, e também é onde se obtém mais resultado. Para criar conteúdos do zero, você pode começar lendo 2 ou 3 livros sobre a sua área de atuação, e depois criar um conteúdo com base no que você leu, dando a sua opinião.
Modelagem
Você pode também começar a criar conteúdos modelando quem você admira, e depois ir criando a sua própria marca. Gaste bastante tempo criando conteúdos gratuitos, pois só assim você consegue atingir mais pessoas que podem no futuro se tornarem clientes.
Personagem atrativo
Para chamar atenção na internet, você precisa criar um personagem atrativo. Russell Brunson diz que se a pessoa não for uma personagem atrativo, as pessoas não vão se interessar. Toda a sua comunicação passa por arquétipos, que vão dar o tom daquilo que você quer falar.
Arquétipos
- Sábio
- Mágico
- Explorador
- Herói
- Criador
- Rebelde
- Tolo
- Amante
- Homem comum
- O cuidador
- Governante
- Inocente
Personagens atrativos
- Líder: é a pessoa que diz para onde se deve ir, ele sempre aponta o caminho, e é seguido pelos outros.
- Aventureiro: valoriza o aprendizado por meio da experimentação, arrisca um jeito novo de fazer as coisas.
- Herói relutante: é avesso aos holofotes e tem algo importante a dizer, e por isso supera a barreira de falar para fazer a sua mensagem chegar as pessoas.
- Evangelista: ele se apropria da mensagem de outras pessoas para se posicionar, fazendo as perguntas certas.
Comunicação quente ou fria?
Você tem que escolher uma comunicação quente ou fria, nunca morna. Imprima o tom da sua comunicação de acordo com a sua personalidade. Se a sua comunicação for morna, não vai gerar identificação com o público.
O sucesso vai vir de você fazer o seu melhor para ser tornar o melhor que for capaz de ser. Se sua comunicação comprar a briga da sua audiência, vai despertar o sentimento de identificação com a sua audiência, e ela vai de ajudar a jogar pedra nos seus inimigos.
Como ser o melhor na sua área?
Para ser o número 1 do seu mercado, você precisa ter a sua proposta única de valor, não só no produto, mas também na sua comunicação, utilizando-se dos arquétipos. Combine as suas habilidades e crie uma proposta única de valor, para se diferenciar da sua concorrência, criando o seu próprio nicho. Por isso dê o seu melhor conteúdo de graça sempre. O seu conteúdo pago vai ser mais profundo e em formato de trilha.
Conclusão
- Você precisa criar uma jornada que faça sentido para a sua audiência.
- O funil de vendas é importante para segmentar a sua comunicação.
- Combinar diferentes habilidades pode ser o seu diferencial.
- Aproprie-se das suas qualidades e características que são únicas.
- Quanto mais longo for o conteúdo, menor é a concorrência.
- Comece criando conteúdos com base no que você leu em livros.
- É importante termos alguém que nos inspire para modelar.
- Você precisa criar um personagem atrativo, para chamar a atenção na internet.
- Sua comunicação precisa ser quente ou fria, nunca morna.
- Você precisa ter a sua proposta única de valor, para se tornar referência na sua área.
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Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Excelente maneira de explicar, e agradável
parágrafo
para tirar dados sobre o assunto da minha apresentação, que irei entregar
na academia.