Quem não faz contrato come na mesa das crianças. Portanto se você não fizer um contrato, vai continuar comendo na mesa das crianças.

O brasileiro tem o péssimo hábito de achar que o prestador de serviço é um escravo dele, e por isso é importante desde o início de uma relação profissional, estabelecer a forma como o serviço vai ser prestado.

Mas porque você precisa de um contrato?

Talvez, porque é isso que geralmente acontece durante um projeto:

Isso acontece, porque quando o contrato é feito, você se preocupa com tudo, menos com a forma. 

É importante você colocar no contrato que o cliente tem que agendar com antecedência uma conversa, que precisa entregar as fotos no prazo e que precisa fazer os pagamentos em dia.

O que acontece após a assinatura do contrato?

É normal o cliente relaxar após a assinatura do contrato, isso acontece porque ele acha que o serviço que você vai prestar, vai surgir de forma espontânea.

Por isso, foque em colocar no contrato que a qualidade dos conteúdos que ele te entrega é importante, porque o cliente pode te entregar uma foto sem resolução, ou um artigo copiado da internet, e depois de alguns dias ele voltar com uma outra versão e pedir para você trocar.

Quer aumentar as vendas?

Quando você fizer um contrato, você tem que determinar:

  1. Quais são os conteúdos que serão entregues, em que qualidade, quantidade e prazo.
  2. Quais são os horários de agendamento das reuniões, com que antecedência e com que duração (início e principalmente o término, pois é aqui que você perde dinheiro).
  3. Tanto a marcação, quando o cancelamento tem que ser feito com antecedência.
  4. Cláusula de multa evita de você tomar o calote, em caso do projeto dar errado (estipular uma cláusula de multa serve para acabar com o amadorismo).
  5. A forma de pagamento também é importante, e você pode estipular multas por atraso.
  6. Todo contrato para ter legitimidade e não ter problema no futuro, deve ser assinado também por 2 testemunhas. 
  7. Quem determina o foro é quem faz o contrato.

Conclusão:

Existem alguns inimigos dessa estratégia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *