As etapas do processo de venda estão distribuídas em três grandes momentos: a pré-venda, a venda e o pós-venda segundo Philip Kotler. Mas como devemos agir em cada etapa do processo de venda?
Pré-venda
Seus possíveis clientes compartilham conteúdos nas redes sociais diariamente, ou fazem buscas no Google e leem e-mails. Por isso, você não deve criar uma loja e esperar que seu cliente chegue até ela. Você deve ir até ele e convencê-los de que o seu produto é o que eles estão buscando.
Prospecção
É o momento de fazer análises e planejamentos que irão te ajudar nos próximos ciclos.A prospecção de novos clientes é feita usando a internet e há inúmeras estratégias digitais para alcançá-los.
Qualificação
Identificar e qualificar seu público-alvo e traçar o perfil do seu consumidor, coletar o máximo de informações sobre o comportamento dele e fazer com que a sua marca se torne conhecida e chegue até ele.
Venda
A venda ocorre dentro de um funil de vendas, que direciona o lead a partir do momento em que ele toma conhecimento do produto ofertado até o fechamento. A venda é dividida em cinco etapas:
Pré-abordagem
A pré-abordagem busca-se entender o momento certo para abordar o cliente, identificando as suas necessidades naquele instante.
Abordagem
Durante a abordagem é hora de despertar a atenção do consumidor para que ele assimile a sua mensagem.
Apresentação e demonstração
Para apresentação e demonstração do produto, os títulos e descrições devem ser claros e objetivos, as fotos devem ter qualidade e mostrar o produto de vários ângulos para despertar o interesse e aumentar o desejo. E para conduzir o consumidor e finalizar a compra, o site deve conter chamadas para ação claras e visíveis.
Superação de objeções
A superação de objeções do cliente pode ser feita através de diversos canais, tais como chat, e-mail e telefone. Páginas como “Perguntas Frequentes” ou “Como Comprar” também podem agilizar o trabalho do atendimento.
Fechamento
O fechamento é o momento chave. Portanto a sua página de check-out deve ser simples e objetiva, com CTA’s claras que o encorajem a concluir a ação e meios de pagamento facilitadores. É preciso transmitir ao cliente muita segurança e credibilidade nesse momento.
Pós-venda
Depois que o cliente fechou a compra, pagou pelo produto e você já colocou a encomenda nos Correios é a hora de fidelizá-lo para que ele volte a comprar com você.
Fidelização
Você pode mandar um e-mail perguntando se o cliente está satisfeito com o produto, se o item chegou em bom estado e pedir para que ele avalie o serviço da sua empresa. Você também pode oferecer um desconto na próxima compra para fidelizá-lo também.
Assistência técnica
É importante estar à disposição para prestar assistência técnica, sanar todas as dúvidas sobre o produto e efetuar trocas e devoluções quando necessário. Assim, o cliente fica satisfeito e, possivelmente voltará a comprar na sua loja e sua loja indicará para os amigos.
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