O que é Copy e qual a sua importância?
Copywriting ou simplesmente Copy é a arte de vender com as palavras. trata-se de uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o seu público a realizar uma ação específica.
É importante para o sucesso de uma campanha, pois não é o anúncio que vende, mas sim a página de vendas. Daí a importância de saber escrever para o seu público.
Foco na transformação
Você precisa focar na transformação do seu potencial cliente. Foque na dor ou na oportunidade.
- Pain point – ponde de dor. Identifique quais são as principais dores que seu cliente tem.
- Opportunity – saiba quais são as oportunidades únicas, que seu produto pode explorar.
One Big Idea
A Grande Ideia central de qualquer texto é chamada de Big Idea. Ela é tudo aquilo que você está falando.
Liste todas as informações da sua Persona que estão ligadas a ideia central. Com essas informações você pode fazer um paralelo com o perfil padrão da Persona que você quer impactar.
Após criar a Big Idea para o seu produto, você consegue ter ideias para os criativos. Assim fica muito mais fácil a tarefa de escrever criativos que convertem.
O que não deve ser feito
Antes de mais nada, você tem que ter em mente que de acordo com as políticas de uso, o Facebook, pode reprovar seu anúncio caso perceba que você fez uma promessa, que não pode ser cumprida.
Nunca faça isso enquanto estiver escrevendo um anúncio. Veja o exemplo de anúncio que pode ser reprovado pelo Facebook.
- Perca 15 kg em 10 dias sem sair de casa.
Em vez disso você pode escrever:
- Descubra como perder as gordurinhas localizadas sem precisar sair de casa.
O ideal é fazer anúncios em vídeo. Crie uma chamada mais sucinta e use um vídeo com uma copy mais agressiva, que faça o lead clicar no CTA.
Linha de Consciência do Cliente
É necessário entender isso para se ter campanhas que convertem e geram lucros.
Mais consciente
Já te conhece, conhece seu produto, confia em você. Só falta uma boa oportunidade para comprar.
Consciente do produto
Conhece a solução que você vende e já sabe de todos os benefícios, mas ainda não confia. Você precisa provar pra ela.
Consciente da solução
Sabe o problema, sabem da solução, mas não sabe qual. Você tem que focar na transformação. Ideal para tráfego direto.
Consciente do problema
Sabe que tem um problema, mas não fazem ideia que existe uma solução. Você precisa cirar uma conexão. Ideal para Lançamento.
Inconsciente
Não sabe do problema e não sabe da solução. você precisa criar uma narrativa em que ela se reconheça. Jornada do herói.
Técnicas de Copy
Existem várias técnicas de copy e cada uma deve ser utilizada de acordo com o nível de consciência do cliente.
Técnica da oferta
É uusada em clientes mais conscientes da solução. Gatilhos de escassez e garantia. Essa técnica é usada em textos para remarketing.
Técnica da promessa
É usada quando com o público consciente do produto. Faz uma promessa palpável, forte e que você consiga provar a sua promessa. Testemunos e provas.
Tecnica de solução de problema
O apelo emocional, empatia e exemplos de situações parecidas com a do cliente. Mostrar o que você fez para superar o problema. Essa técnica é usada em textos para tráfego frio.
Técnica do segredo
O público aqui é consciente da solução e do problema, o cliente movido pela curiosidade, o segredo tem que ser intrigante e benéfico.
Técnica da história
Geralmente é usada quando o público é inconsciente, uso do storytelling, utiliza da história para evoluir o nível de consciencia do seu cliente, para consciente da solução e do problema.
Swipe File
O Swipe File é uma central de referência de anúncios. Um local em que são salvos seus anúncios. Uma espécie de banco de anúncios. Esse é o segredo utilizado dos melhores copy do mundo.
Toda vez que você for criar um anúncio, você não precisa começar do zero, assim fica fácil de começar sabendo o que funciona. Isso faz você economizar tempo com pesquisas e testes.
Você pode criar uma coleção de anúncios bons e ruins, que devem ser categorizados e listados para facilitar a sua consulta, quando necessário.
Conclusão
Copy é é importante para o sucesso de uma campanha, pois não é o anúncio que vende, mas sim a página de vendas. É necessário entender o nível de consciência do cliente para se ter campanhas lucrativa.
Você precisa focar na transformação do seu potencial cliente. As técnicas de Copy devem ser usadas de acordo com o nível de consciência do cliente. Daí, saber identificar o nível de consciência do cliente é fundamental.
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Eu tenho uma pergunta rápida que eu gostaria
para perguntar se você não se importa. Eu estava curioso para saber como você se concentra e limpa sua mente
antes de escrever. Eu tive problemas para limpar minha mente
em colocar meus pensamentos lá fora.
Eu realmente gosto de escrever, mas parece que é o primeiro
Geralmente, são desperdiçados 10 a 15 minutos apenas tentando
descobrir como começar. Qualquer recomendação ou
dicas?
Kudos!