Uma dúvida comum quando se está iniciando no marketing digital é saber como se comunicar com a sua Persona sem fazer promessas vazias. Para tentar responder a essa pergunta eu vou usar o exemplo que vi na live “Reset Digital” do Leandro Aguiari, em que ele faz um paralelo entre o filme Avatar e a forma como nos comunicamos com nossa persona.
Um dos ensinamentos mais importantes é que você precisa desenvolver a habilidade de conectar pessoas a produtos. Sem essa habilidade, será muito difícil engajar a sua audiência com a marca e o que mais ela tiver para oferecer.
Tríade do Avatar (persona)
- Desejo e problema
- Nível de consciência
- Conexão emocional
1. Desejo e problema
- Falar sobre os temas e assuntos que vão gerar identificação;
- Usar aterrizagem – colocar todo munda na mesma página;
- Ter uma ideia central na comunicação que aponta para desejo e problema.
2. Nível de consciência
Qual fase a sua persona está?
- Consciente do problema;
- Consciente da solução;
- Consciente do produto – essa solução vai sendo aprimorada.
Como descobrir?
Através de pesquisa com a sua persona, você consegue levantar resposta para as seguintes perguntas:
- Qual o seu objetivo/desejo?
- Qual o seu desafio/problema?
- Como você se sente em relação a isso?
- Como você acredita que eu posso te ajudar?
CURSO LIVRE ONLINE | Acesso gratuito por tempo limitado
Criação de conteúdo para as redes sociais
O que você vai aprender?
São 3 aulas para você explorar a diferença entre voz e tom da marca, bem como as melhores práticas para o desenvolvimento de conteúdo escrito nas redes sociais.
- Aprenda a produzir o primeiro criativo para o Facebook ou o Instagram.
- Entenda a importância de compartilhar conteúdo visual envolvente nas redes sociais.
- Saiba como planejar e criar conteúdo de imagens, vídeos e textos.
3. Conexão emocional
você pode ter começado igual aos humanos do filme Avatar, mas quando você se conecta em um nível emocional, a motivação passa a ser outra.
Pilares da conexão emocional
- Personalidade – quem você é, ou quem você quer ser?
- Empatia – eu sei o que você está passando.
- Autoridade – eu sei o que estou falando.
Conclusão
- Você precisa desenvolver a habilidade de conectar pessoas a produtos.
- Sua comunicação tem que apontar para desejo e problema.
- Identificar através de pesquisa o nível de consciência da sua persona.
- Se conectar em um nível emocional, utilizando a personalidade, empatia e autoridade.