Você sabia que é possível identificar uma oportunidade de negócio mesmo em épocas de mudanças políticas, sociais e econômicas?
Pode até parecer estranho, mas todas essas questões desencadeiam em tendências que você pode aproveitar ao seu favor.
Nesse sentido, basta que você tenha um diferencial, buscando ter um olhar atento as necessidades de cada época.
É óbvio que fazer isso não é algo tão simples assim, mas existem algumas recomendações certeiras.
Ao terminar esse artigo, você vai ser capaz de identificar uma nova oportunidade de negócio de maneira mais fácil.
Avalie as tendências do mercado
Tudo começa com uma análise do mercado, ficando assim atento as tendências que estão surgindo a curto ou longo prazo.
Para fazer isso basta que você pesquise bastante sobre os mercados mais lucrativos, quais tem uma boa taxa de aceitação, quais não tem, as profissões do futuro, etc.
Além disso, busque entender como as empresas estão se posicionando nessa época. Dessa forma, você vai encontrar brechas, que podem ser uma ótima chance de lucrar de forma eficiente.
Assim sendo, estudar o mercado é realmente essencial, pois só através de uma visão mais ampla que você vai conseguir agarrar as melhores oportunidades de negócio.
Seja curioso e questionador
Você ainda consegue identificar boas chances de negócio quando é curioso e questionador.
Isto porque, essas características aguçam em você o poder de observação, que é uma habilidade importante para todo empreendedor de sucesso.
Portanto, não tenha medo de questionar, de demonstrar interesse e buscar realmente as oportunidades.
Para isso, você pode pensar, por exemplo, quais os problemas as pessoas estão enfrentando hoje?
Isso inclui questões políticas, emocionais, econômicas e sociais, já que tudo pode virar um empreendimento.
Afinal de contas, as pessoas compram produtos ou serviços porque precisam sanar um problema no dia a dia ou até mesmo facilitar a rotina.
Por esse motivo, estude o comportamento em todos os âmbitos e não espere que as pessoas lhe digam o que elas querem, pois muitas vezes elas nem mesmo têm a resposta para isso.
No entanto, apesar de disso, lançando o produto ou serviço certo no mercado é bem provável que existam compradores.
No entanto, tome cuidado, pois a intenção aqui não é inventar problema para o consumidor, já que eles não vão mudar as dores apenas para comprar o que você lançou.
Logo, seja verdadeiro e tenha os pés no chão, pois só assim você consegue usar a curiosidade e o questionamento ao seu favor.
Pense em algo diferenciado
Nem sempre é fácil encontrar uma nova oportunidade de negócio e criar algo do zero.
Contudo, o que talvez nunca lhe disseram é que você não precisa ser um verdadeiro inventor para ganhar muito dinheiro com produto ou serviço.
O motivo para isso é que, muitas vezes, ter um diferencial já é um modo de encontrar novas chances de fazer dinheiro.
Isto posto, mesmo que já exista algo para suprir as necessidades das pessoas, você pode trabalhar com um elemento diferenciado da concorrência.
Sem sombra de dúvidas quando você coloca algo inovador a probabilidade de você ser bem-sucedido aumentam de maneira considerável.
Assim, não foque apenas em criar algo do zero, mas pense também em aproveitar as coisas que já existem, dando um toque particular para elas.
Ouça opiniões das pessoas
O erro de muitas pessoas que tentam empreender é ouvir a opinião das outras de forma errada.
Ora, você não deve perguntar para alguém porque ela compra o produto da marca X na tentativa de superá-lo, por exemplo.
O motivo? Esse é um erro primário, que faz com que você comece a querer travar uma batalha que vai ser facilmente perdida.
Isso porque, buscar uma oportunidade de negócio em algo que já é muito bom é uma tarefa bastante difícil e complicada.
Em contrapartida, você deve perguntar para as pessoas porque elas não compram o produto da marca X.
Assim, ao invés de focar no melhor daquela empresa, você vai investir para sanar a falha que ela apresenta.
Por consequência, você vai ser capaz de ter muitos consumidores, conquistando até mesmo os clientes da sua concorrência.
Sabendo disso, use essa tática ao seu favor, pois ela pode lhe fornecer ideias impressionantes.
Agregue valor ao consumidor
Como dito, as oportunidades econômicas e políticas devem ser usadas ao seu favor, especialmente se você deseja criar oportunidades de fazer negócio.
Então, muito mais do que pensar em um produto ou serviço qualquer, você deve pensar em agregar valor ao consumidor.
Por exemplo, hoje os bens duráveis estão em evidência, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente.
Por conta disso, você pode pensar até mesmo em algo que já existe, mas que tem a vida útil muito baixa.
Dessa forma, você chega com um produto que agrega valor ao consumidor, focando naquilo que ele acredita, nos valores dele.
Assim, no momento de buscar oportunidade de negócio tente pensar além, oferecendo algo relevante que seja capaz de sanar um problema facilmente, mas que traga um valor importante consigo.
Observe as restrições
A falta de dinheiro e tempo sempre são questões que impedem as pessoas de consumirem alguns produtos ou serviços.
Logo, ficar atento a essas restrições é uma forma de ter ideias incríveis, que serão capazes de revolucionar o mercado.
Aliás, você sabia que muitas empresas de sucesso surgiram exatamente fazendo essa análise?
Por exemplo, pessoas que desejam praticar atividades físicas e não tempo no horário comercial hoje podem contar com academias 24 horas.
Esse tipo de serviço não surgiu do nada, mas sim a partir de uma observação de um simples fator: a falta de tempo.
Então, use essa mesma linha de pensamento em outras áreas, pois é muito provável que você consiga ter uma ótima ideia de negócio.
Conclusão
Uma nova oportunidade de negócio não surge assim do nada, mas pode acreditar que basta um pouco de esforço que você consegue ter ideias incríveis.
Em virtude disso, use todas essas dicas que foram mencionadas aqui para que esse processo se torne muito mais simples e fácil para você.
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Para minimizar os custos de oportunidades que nao deram certo, testes de novos produtos, servicos ou modelos de negocios podem ser feitos por areas de controle. Os riscos em testes piloto incluem a possibilidade de alertar a concorrencia sobre sua estrategia. Esse risco deve ser comparado com os custos de lancar um produto em escala global e o projeto nao dar certo. Ao fazer testes, muitos experimentos irao falhar, mas alguns terao sucesso e poderao ser desenvolvidos em grande escala.
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