Os Gestores e Tráfego sabem que dominar o Método de otimização de campanhas é tão importante quanto saber escolher um produto para anunciar. Essa habilidade é fundamental para se ter sucesso no tráfego direto ou tráfego perpétuo.
Principais itens do Método de Otimização
Os 4 itens essenciais são: PO, PV, RM e TF, onde:
- PO – Público óbvio
- PV – Página de vendas
- RM – Remarketing
- TF – Tráfego frio
Sendo que os 4 itens se relacionam entre sim. O público óbvio se relaciona com o tráfego frio e a página de vendas se relaciona com o remarketing.
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PO – Público Obvio
Sempre que você for começar uma campanha, é ideal você escolher um público que tenha uma coo-relação com o seu produto.
Uma vez que você se comunica com um público que já se relaciona com o seu produto. A dica aqui é usar o Audience Insigths.
Aos poucos você pode ir testando outros públicos, mas deixe sempre a maior parte do tráfego para o público óbvio.
TF – Tráfego Frio
Você sempre precisa ter mente que precisa ter ROI com o tráfego frio, pois se você deixar o ROI só para o remarketing, o seu tráfego vai ficar caro.
O padrão é ter sempre 100% de ROI no tráfego frio, pois quando chegar no remarketing, eu vou maximizar o resultado da campanha.
Para o seu tráfego frio ser considerado bem feito, você precisa prestar a atenção em duas coisas: otimização e criativo.
O grande erro das pessoas quando estão começando e criar um anúncio sem saber o que está anunciando.
Um exemplo clássico de quem anuncia para um público óbvio e consegue analisar as métricas que relacionadas ao criativo.
O criativo tem a função de levar as pessoas para a página de vendas e consequentemente ele tem influência no CTR.
Quanto melhor for o criativo, mais pessoas você vai levar para a página de vendas.
PV – Página de Vendas
A página de vendas é uma das coisas mais importantes no tráfego direto. Ela precisa ter uma copy persuasiva, caso contrário você nem precisa fazer campanha.
A métrica mais importante na página de vendas é o IC (finalização de compra). Quanto mais conexão com a dor a página tiver, melhor vai ser as métricas. O segredo aqui é fazer otimização sempre que for possível.
RM – Remarketing
Todos os elementos tem importância dentro do método de otimização. A função de remarketing é quebrar objeções. Portanto isso nunca use os mesmos anúncios do tráfego frio aqui.
A quebra de objeções tem que ser baseada nos comentários que o seu público fez. Tudo está coo-relacionado, portantto se você faz um acompanhamento das objeções, fica mais fácil quebrá-las. Assim você tem uma visão geral das principais dúvidas e como resultado pode colocar isso na sua página de vendas e no criativo do remarketing.
Se você errar a mão no público, tráfego frio e página de vendas, automaticamente vai prejudicar o trabalho do remarketing. Você precisa saber controlar toda a estrutura para ter sucesso com o tráfego perpétuo.
Usando o Método de Otimização em Anúncios que ainda não venderam
O maior erro de quem faz anúncios não é fazer anúncios que não vende, e sim não aprender com os erros.
Otimização com anúncios que já converteram
Você precisa aprender a identificar padrões de conversão, e consequentemente prever o que pode acontecer com o anúncio caso você não faça nenhuma otimização. A otimização no conjunto pode ser feita em: gênero, idade e posicionamento. Após identificar o padrão faça a otimização do anúncio.
Como identificar o CPA ideal?
Supondo que o valor do produto é R$100,00, o seu CPA ideal é 100,00/2 = 50,00 (caso queira 100% de ROI). Nesse exemplo cada conjunto precisa converter com um CPA de no máximo 50,00.
Conculsão
- No Método de Otimização é importante você manter o equilíbrio entre, público óbvio, tráfego frio, página de vendas e remarketing.
- Deixe sempre a vista os itens de otimização e o valor do seu CPA da sua campanha.
- Quando um anúncio não converter, o certo é tentar fazer uma otimização e caso ele bata o CPA, o certo é parar a veiculação.
- Se um anúncio parar de converter, pause ele por um período e depois retorne a campanha e monitore para ver se volta a converter.
E aí, tá com alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário, que iremos responder.
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